terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sabão Líquido do João

Pessoal o João me mandou essa receita que parece ser melhor do que a minha, por isso resolvi posta - la pois parece que não agride as mãos e aí dá pra usar em tudo.

Receita
1 litro de óleo usado -1 l de alcool - 300 g de soda cáustica em escama.Coloque tudo em recipiente de plástico e misture bem. Deixe reservado até endurecer. Depois que a mistura estiver fria eu adiciono um pouco de água morna e derreto o sabão e vou acrescentando água ( cerca de 18 litros ). Acrescento tambem 4 colheres de glicerina bidestilada ou óleo de sementes de uva para evitar a agressão nas mãos.Acrescento 15 ml de essência para tirar o cheiro forte da soda e corante alimentício para o sabão ficar bonito.
Obs.: Quando o sabão estiver dissolvendo ele fica com aspecto gelatinoso, gosmento, mas é o ponto certo. Quando estiver misturando água voce vai ter a impressão que o sabão não prestou, mas está no caminho certo. Armazene em garrafas pet. Com o passar dos dias o sabão vai apurando. O ideal é aguardar 5 dias depois de pronto pra começar usar. Ele vai criando uma nata branca no fundo e vai engrossando com o passar dos dias. Acrescente água para diluir se necessário.
O email do João é: j7cia@hotmail.com, que se dispoe a tirar qualquer dúvida.

7 comentários:

angelica bordado e croche disse...

OLA NORMA,
Obrigado pelo selinho e ja o repassei para as minhas seguidoras.
BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!

MB Crochê disse...

Oi amiga, obrigada pelo selinho!Ja estou levando!
bjOs

márcia

Rose Oliveira disse...

Oi querida,
obrigada pelo selinho, como já havia recebido um igual e já postei no meu blog de mimos, vou só acrescentar seu nome também, tà?
Um beijão e fica com Deus.

Beth Amaral disse...

Oi Norma, seu blog está muito bacana, adoro roupas de bebes. Adorei o casaquinho que vc postou abaixo um bege ou amarelinho que você terminou com branco, que ponto super bonito e diferente. parabéns!
Se vc puder me neviar a receita dele, ficarei super feliz!
Meu email é beth_amaral@msn.com
Obraigada por compartilhar seus lindos trabalhos com a gente!
Ahh tbm sou mineira e adoro canjica!!
Beijocas,
Beth

DRIKA TREVILATO disse...

Olá Norma!
Sabe, eu tenho várias garrafas pet com óleo usado e estava ttrás de uma receita para sabão... achei ótimo esta rreceita que vc postou aqui. Já vou atrás dos ingredientes para fazer meu sabão.
Obrigada por dividir a receita, amei!
Super bjks e feliz final de semana!
DRIKA

Unknown disse...

olá,amiga...
parabens...lindos feitos...
trico é mais fácil que croche...eu acho!!!quando quiser algumas dicas sobre botinha de frio...é só dizer ok?
grata pela visita e comentário...volte sempre!!!
boa dica do sabão...gostei!!!
thera-so-ham...
NAMASTE!!!

Vibratum disse...

Ola Saudações Borbulhantes

Achei muito legal essa postagem sobre novas opções de receitas para fazer sabão com óleo usado.
Tem alguns detalhes q precisam ser esclarecidos, os sabões feitos com soda normalmente são muito alcalinos, devido a natureza da soda ser alcalina, tendemos usá-la por uma questão de custo, o correto seria usar a potasa caustica o que daria um sabão bem mais limpido e leve, mas o custo se torna proibitivo.
O óleo já possue glicerol portanto não precisa de mais glicerina, mas se ensiste em colocar esse produto deve-se levar em consideração a quantidade - um aparte é necessário para explicar a quantidade de glicerol encontrada no óleo q pode chegar a 1/3 do volume usado, o restante são esteres ideáis para formação de bio combustivel, sendo assim, querendo fazer alguma diferença recomenda-se completar 2/3 do volume encontrado de glicerina ao óleo.
Outra questão sucitada é quanto a agressão q a soda provoca, isso pode ser abrandado equilibrando o PH q originalmente é alcalino, basta acrescentar um acido leve, suco de limão ou vinagre, mas cabe lembrar q a solução vai ficar mais translucida e tb perder a viscosidade ai temos q incerir algo q almente a espessura, os carbonatos e amidos são os mais usados, cuidado quano usar os carbonatos pq pode alterar o ph. O uso do sódio (na forma de sal de cozinha) almenta a espessura, mas faz diminuir a espumagem.
Meu contato é vibratum@hotmail.com