Pessoal o João me mandou essa receita que parece ser melhor do que a minha, por isso resolvi posta - la pois parece que não agride as mãos e aí dá pra usar em tudo.
Receita
1 litro de óleo usado -1 l de alcool - 300 g de soda cáustica em escama.Coloque tudo em recipiente de plástico e misture bem. Deixe reservado até endurecer. Depois que a mistura estiver fria eu adiciono um pouco de água morna e derreto o sabão e vou acrescentando água ( cerca de 18 litros ). Acrescento tambem 4 colheres de glicerina bidestilada ou óleo de sementes de uva para evitar a agressão nas mãos.Acrescento 15 ml de essência para tirar o cheiro forte da soda e corante alimentício para o sabão ficar bonito.
Obs.: Quando o sabão estiver dissolvendo ele fica com aspecto gelatinoso, gosmento, mas é o ponto certo. Quando estiver misturando água voce vai ter a impressão que o sabão não prestou, mas está no caminho certo. Armazene em garrafas pet. Com o passar dos dias o sabão vai apurando. O ideal é aguardar 5 dias depois de pronto pra começar usar. Ele vai criando uma nata branca no fundo e vai engrossando com o passar dos dias. Acrescente água para diluir se necessário.
O email do João é: j7cia@hotmail.com, que se dispoe a tirar qualquer dúvida.
7 comentários:
OLA NORMA,
Obrigado pelo selinho e ja o repassei para as minhas seguidoras.
BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!
Oi amiga, obrigada pelo selinho!Ja estou levando!
bjOs
márcia
Oi querida,
obrigada pelo selinho, como já havia recebido um igual e já postei no meu blog de mimos, vou só acrescentar seu nome também, tà?
Um beijão e fica com Deus.
Oi Norma, seu blog está muito bacana, adoro roupas de bebes. Adorei o casaquinho que vc postou abaixo um bege ou amarelinho que você terminou com branco, que ponto super bonito e diferente. parabéns!
Se vc puder me neviar a receita dele, ficarei super feliz!
Meu email é beth_amaral@msn.com
Obraigada por compartilhar seus lindos trabalhos com a gente!
Ahh tbm sou mineira e adoro canjica!!
Beijocas,
Beth
Olá Norma!
Sabe, eu tenho várias garrafas pet com óleo usado e estava ttrás de uma receita para sabão... achei ótimo esta rreceita que vc postou aqui. Já vou atrás dos ingredientes para fazer meu sabão.
Obrigada por dividir a receita, amei!
Super bjks e feliz final de semana!
DRIKA
olá,amiga...
parabens...lindos feitos...
trico é mais fácil que croche...eu acho!!!quando quiser algumas dicas sobre botinha de frio...é só dizer ok?
grata pela visita e comentário...volte sempre!!!
boa dica do sabão...gostei!!!
thera-so-ham...
NAMASTE!!!
Ola Saudações Borbulhantes
Achei muito legal essa postagem sobre novas opções de receitas para fazer sabão com óleo usado.
Tem alguns detalhes q precisam ser esclarecidos, os sabões feitos com soda normalmente são muito alcalinos, devido a natureza da soda ser alcalina, tendemos usá-la por uma questão de custo, o correto seria usar a potasa caustica o que daria um sabão bem mais limpido e leve, mas o custo se torna proibitivo.
O óleo já possue glicerol portanto não precisa de mais glicerina, mas se ensiste em colocar esse produto deve-se levar em consideração a quantidade - um aparte é necessário para explicar a quantidade de glicerol encontrada no óleo q pode chegar a 1/3 do volume usado, o restante são esteres ideáis para formação de bio combustivel, sendo assim, querendo fazer alguma diferença recomenda-se completar 2/3 do volume encontrado de glicerina ao óleo.
Outra questão sucitada é quanto a agressão q a soda provoca, isso pode ser abrandado equilibrando o PH q originalmente é alcalino, basta acrescentar um acido leve, suco de limão ou vinagre, mas cabe lembrar q a solução vai ficar mais translucida e tb perder a viscosidade ai temos q incerir algo q almente a espessura, os carbonatos e amidos são os mais usados, cuidado quano usar os carbonatos pq pode alterar o ph. O uso do sódio (na forma de sal de cozinha) almenta a espessura, mas faz diminuir a espumagem.
Meu contato é vibratum@hotmail.com
Postar um comentário